Nos trilhos da história, a Maria Fumaça encanta
05/11/2012

Vagão 127, poltrona 158. Sente-se e aproveite uma verdadeira viagem ao passado através dos vagões da Maria Fumaça. A locomotiva que guarda com originalidade os traços e características de um tempo importante para o transporte ferroviário da região é movida à lenha e estende seus trilhos por três cidades da Serra Gaúcha – Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Transporta turistas de todo o Brasil por um passeio emocionante pelo passado e pela cultura italiana. Além do apito que caracteriza a locomotiva, os passageiros contam com atrações musicais, degustação de vinhos, sucos e espumantes. Uma verdadeira festa de aromas e emoções.

 

O passeio turístico de trem é uma tradicional atração na Serra Gaúcha e encanta até mesmo quem é da região e está acostumado com as paisagens e cultura local. A alegria inicia ainda nas plataformas da estação de embarque com show de músicas italianas. O tocar do sino indica que é hora de embarcar na viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. O passeio dura em média uma hora e meia e percorre 23 quilômetros pelo interior das três cidades. Se muitos não se encantam com a paisagem, tudo bem, os shows de música italiana e gaúcha, as danças e apresentações de teatro animam crianças e adultos percorrendo os vagões.

A Maria Fumaça faz sua primeira parada na cidade de Garibaldi, conhecida como a Terra do Espumante, então, nada mais propício que degustação de espumantes e muita música italiana. Após alguns minutos na estação, a locomotiva segue viagem com destino a última estação, que pode ser Carlos Barbosa ou Bento Gonçalves, dependendo do roteiro iniciado. Ao final, mais música e degustação de vinhos e sucos de uva. A Maria Fumaça é muito mais que um passeio, é uma viagem ao passado.

Epopéia Italiana

Além da Maria Fumaça, Bento Gonçalves abriga o parque temático Epopéia Italiana. Uma viagem pelo tempo, guiada por uma história verídica e que representa todos os imigrantes italianos que vieram ao Brasil em busca del paese della Cuccagna (o país da fartura). O parque retrata a história de Lázaro e Rosa Giordani, que saíram de Pedersano, no norte da Itália, e foram uma das primeiras famílias a chegar na região onde hoje é Bento Gonçalves, em 1875. Através de nove ambientes, são retratados desde a disseminação da promessa do país da fartura até a vitória dos imigrantes, fazendo da terra prometida, de fato um país de fartura.

Serviço

Os passeios de Maria Fumaça acontecem nas quartas-feiras e nos sábados, sendo que nos meses de férias escolares de inverno eles passam a ser diários. Para mais informações sobre a Maria Fumaça e o parque temático Epopéia Italiana na Giordani Turismo (54 – 3455.2788).

* A jornalista fez o passeio a convite da Gioirdani Turismo.

Nos vagões acontecem também apresentações teatrais.

 

Por: Camila Baggio

Veja também:

Vinhos escolhidos nas alturas
O vinhedo virou altar
Cooperativa Garibaldi apresenta linha de vinhos ícones

Deixe um comentário

*