Abertura da colheita de azeitonas é realizada em Pantano Grande
05/03/2018

 

Neste ano, a Abertura de Colheita das Oliveiras inovou ao contar com um Dia de Campo, que apresentou 20 expositores de azeites, mudas, máquinas e equipamentos. O evento ocorreu no dia 2 de março, na propriedade de sete hectares do produtor rural Fernando Schwanke, em Pantano Grande (RS). 

A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, que apresentou dados do cadastro olivícola feito em parceria pela Seapi e Emater/RS-Ascar. “A meta prevista no Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura era de 3 mil hectares até o final de 2018, a qual já foi superada em 2017, sendo que contamos com 145 produtores cultivando azeitonas em 3.464 hectares”, comemorou. 

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, está prevista uma produção de 70 mil litros de azeite nesta safra, somente aqui no Estado, sendo 170 mil litros em todo o Brasil, país que consome 80 mil toneladas de azeitonas por ano. “A Emater apoia o programa atuando no cadastro dos produtores, capacitando técnicos e agricultores, atuando na divulgação do mesmo com o objetivo de gerar renda e sucessão familiar com esta alternativa para a metade Sul, em regiões de menor índice pluviométrico e solo mais arenoso, adequado para o cultivo da oliveira”. 

 

FOTO/EMATER RS

 

Veja também:

Tours para Itália fora do lugar comum
Garibaldi dá as boas vindas à Vindima
Confira os vinhos brasileiros premiados no Brazil Wine Challenge

2 Comentários

  1. Janene disse:

    Garças a Deus chuveu. Obrigado meu Deus.

  2. Viagraonline disse:

    Obrigado pelo informação!

Deixe um comentário