Colheita de bons frutos abre mês da 10ª Vindima Goethe
09/01/2018

Colheita Uva Goethe 2018 - Fernando Fontanella (2)

 

Evento que celebrará a colheita ocorre de 19 a 21 de janeiro, em Urussanga (SC), com atrações culturais e enogastronômicas

 

Janeiro é o período mais aguardado por centenas de produtores de uva no Sul de Santa Catarina. Esta é a época em que se colhe os frutos da dedicação de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. Nos últimos dias, integrantes de diversas famílias dos municípios que integram a região Vales da Uva Goethe se reuniram para iniciar a colheita das uvas, em especial desta variedade que possui Indicação Geográfica de Procedência (IP).

 

Com cuidado e apreço, Gilson Fontanella, seus quatro irmãos e os respectivos filhos retiraram manualmente dos parreirais apenas os cachos já maduros. O momento de união também foi marcado pelo início do processo de vinificação a partir da fermentação. Nos próximos meses, os vinhos artesanais estarão nas mesas desta família para consumo próprio.

 

A colheita de frutos em maior escala para a produção de vinhos também ocorre nas cinco vinícolas ligadas à Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). O clima influenciou na quantidade e qualidade dos frutos. A estimativa é de obter 350 toneladas somente de uva Goethe e chegar a produção de 200 mil garrafas de vinho feita com esta variedade.

 

Segundo a Epagri de Urussanga, apesar da ausência do frio ter reduzido o volume de uva no vinhedo, esta safra com plena maturação dos frutos resulta no acúmulo de compostos que enaltecem a qualidade exaltando amora e sabor.

 

“O grau de doçura está muito alto. A uva está muito saborosa com excelente aroma. Em questão de qualidade esta safra será melhor do que a última. Estimamos que a produção de vinhos resultará em bebidas agradáveis ao paladar tanto de sabor quanto de aroma. A colheita dos frutos em parreirais localizados nas regiões mais altas será feita nas próximas semanas”, explica a presidente da ProGoethe, Giselda Mazon

 

A colheita na região Vales da Uva Goethe segue até o final deste mês junto com a celebração da 10ª Vindima Goethe, entre os dias 19 e 21 de janeiro. A programação dos três dias do evento consiste em atividades enogastronômicas e culturais na cidade de Urussanga e visitas técnicas no município de Pedras Grandes com a finalidade de atrair turistas que estarão no Litoral catarinense para conhecer e apreciar os vinhos brancos, frisantes e espumantes.

 

Visitas aos parreirais, degustação de vinhos e espumantes, exposição e venda de artesanato e produtos coloniais, celebração religiosa, esmagamento da uva com os pés, entrega de condecorações, exposições e manifestações artísticas e passeios com guia turístico são as ações que integram a programação.

 

10ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga e o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU). Nesta edição, a história e tradição da uva Goethe serão evidenciadas devido ao marco dos 120 anos do cultivo desta variedade na região, reconhecida como um patrimônio cultural.

 

SOBRE OS VALES

No setor vitivinicultor de Santa Catarina, a região Vales da Uva Goethe possui a primeira e única Indicação Geográfica de Procedência (IP). Além disso, a variedade foi reconhecida pelo movimento internacional Slow Food ao ser inserida no catálogo mundial como um produto de identidade cultural e histórica a ser preservado e protegido de extinção. A região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.

Programação 10a Vindima Goethe

Créditos das fotos: Fernando Luigi Fontanella e Gilson Fontanella 

Veja também:

Flores da Cunha (RS) lança evento 'É Tempo de Vindima 2018'
La Bella Vendemmia terá edições abertas ao público
Evento enaltece cultura regional no Sul de SC

One Comment

  1. Eliana Maccari disse:

    Lindos demais ver os Vales da Uva Goethe na conceituada BonVivant. Aguardamos vocês para apreciar os produtos da nossa região!!!

Deixe um comentário