Circuito Enogastronômico Brasil oferece 78 rótulos nacionais para degustação     
24/10/2017

Tinto - Crédito Tatiana Cavagnolli

Vinhos e espumantes de 21 vinícolas serão servidos nesta sexta-feira (27), na loja Boccati, em Caxias do Sul. Gastronomia típica e atrações musicais integram a programação do evento     

 

As tipicidades que traduzem os vinhos produzidos no Sul e no Nordeste do país poderão ser apreciadas no 2º Circuito Enogastronômico Brasil, que ocorre nesta sexta-feira (27), das 20h à meia-noite, na loja Boccati (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2.043), em Caxias do Sul (RS). Com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o evento reunirá 78 rótulos de 21 vinícolas nacionais.

 

Dez vinhos brancos, três vinhos rosés, 32 vinhos tintos e 33 espumantes brancos e rosés serão servidos ao público por enólogos, sommeliers e representantes de vinícolas. A degustação, por adesão (R$ 150 por pessoa), inclui produtos com selos de Indicações Geográficas, que contemplam as Indicações de Procedência e a Denominação de Origem, certificadas no Brasil desde 2002.

 

“O Circuito Enogastronômico propiciará que os consumidores da Serra Gaúcha conheçam mais sobre a diversidade da produção brasileira. Cada região produtora desenvolveu sua especialidade, elaborando vinhos e espumantes com cultura e sotaque próprios. Os produtos brasileiros são jovens, autênticos, modernos e descomplicados, tendo opções para todos os gostos”, atesta o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
Julio D’Agostini, sócio-proprietário da Boccati, observa a aceitação dos clientes da loja pelos vinhos brasileiros na hora da compra. Segundo ele, o reconhecimento da qualidade dos produtos vem crescendo, impulsionando, inclusive, a realização de ações como o Circuito Enogastronômico Brasil.

 

“Os vinhos brasileiros e, principalmente, os espumantes, se caracterizam pelo seu frescor, o que é classificado pelos consumidores como excelente. Há muito tempo entendemos os diferenciais dos produtos e buscamos destacar os vinhos brasileiros. Procuramos sempre incluir em nosso catálogo, recebido por mais de 12 mil empresas brasileiras, variedade de vinhos e espumantes nacionais”, observa D’Agostini.

 

Os mais de 70 rótulos oferecidos no evento poderão ser harmonizados com pratos preparados pelo chef Gabriel Lourenço. O menu inclui aipim frito, bolinho de bacalhau, linguiça campeira acebolada, arroz carreteiro, farofa caseira e feijoada gourmet. De sobremesa, a chef Ana Paula Ditadi irá preparar uma mesa de doces com cocadinha cremosa, brigadeiros, mousse de paçoquinha e tartelette de cappuccino.
Além da gastronomia típica brasileira, o evento contará com algumas parcerias especiais, como culinária japonesa e sul-americana (diferentes tipos sashimis e sushis, uramaki, hossomaki e ceviche de salmão), mesa de frios (pães e patês artesanais, sanduíches, sementes e queijos), além de sorvetes e cafés.

Durante o Circuito Enogastronômico Brasil o público poderá conferir apresentações artísticas e musicais. O samba será apresentado por Dan Ferreti e pelo Espaço de Dança André Ribeiro, a MPB pelo músico Sandro Stecanela e o sertanejo será embalado por Cris Bianco.

 

SERVIÇO
Circuito Enogastronômico Brasil

Quando: 27 de outubro (sexta-feira), das 20h à meia-noite

Onde: Boccati (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2.043, bairro Santa Catarina), em Caxias do Sul (RS)

Valor: R$ 150. Os Ingressos podem ser adquiridos na loja física ou virtual (www.boccati.com.br). As vagas são limitadas
Informações: (54) 3224.9900 e boccati@boccati.com.br

 

VINÍCOLAS BRASILEIRAS PARTICIPANTES
– Aurora
– Beber
– Casa Perini
– Casa Valduga
– Chandon
– Dal Pizzol
– Domno
– Don Abel
– Don Giovanni
– Don Guerino
– Fazenda Santa Rita
– Garibaldi
– Luiz Argenta
– Miolo
– Peterlongo
– Pizzato
– RAR Vinhos e Espumantes

– Terragnolo
– Vallontano Vinhos Nobres
– Valmarino
– Zanella

 

Veja também:

BRS Magna e BRS Vitória: as novas cultivares de uva da Embrapa
Roteiro gastronômico na Provence, França
ANV: inscrições dia 3 de setembro

Deixe um comentário