A Flórida, o famoso circo e uma história fascinante envolvendo arquitetura
19/09/2017

DCIM100GOPROGOPR2191.

Melissa Bulla Baron

Não. Definitivamente não. Esse não é mais um artigo que vai falar da Disney ou de Miami como se a Flórida se resumisse a isso. A Flórida é o estado americano do sol brilhante, e no verão ferve (literalmente, tanto na temperatura como na movimentação.) E então, o que fazer de diferente por lá? Ouvi falar em uma casa totalmente inspirada no Palácio dos Doges de Veneza, na baia de Sarasota. Como meu olhar acaba se voltando sempre para o artístico e arquitetônico, óbvio que não deixei passar. Fui conferir de perto, e divido o meu deslumbre com vocês.

Cad’Zan, em Sarasota

DCIM100GOPROGOPR2178.

Casa de John e Mable Ringling, um dos Ringlings da lendária companhia circence Ringling Brothers. Uma casa onde ‘tudo que reluz é ouro’, tudo que ‘parece pedra’ é mármore (alguns rarissimos) e que o mobiliário é todo histórico, adquirido em casas de leilões de NY e Europa muito antes deles planejarem construir uma casa. O fascínio pela casa dos Doges veio após o casal visitar Veneza em uma das suas turnês mundiais.

Ela foi toda concebida para receber hóspedes importantes, as áreas sociais são amplas e contam com sistema de aquecimento, som e inclusive intercomunicadores (para chamar os empregados). Na sala principal, chamada de ‘The Court’, um órgão da marca Aeolian com 2.289 tubos escondidos atrás de uma rara tapeçaria que decora a parede do segundo andar. Quando em uso, seu som ecoava por toda a baia, reforçando ainda mais o clima festivo do local. O lustre em cristais (comprado em NY) decorava o lobby do primeiro Waldorf Astória – que a título de curiosidade, foi demolido para a construção do Empire State Building. O mesmo refinamento das áreas sociais se estende para a cozinha. Os fogões e fornos são de causar inveja a muita gente ainda hoje, tão avançada a tecnologia dos equipamentos.

DCIM100GOPROGOPR2145.

IMG_2057

IMG_8493

IMG_8501

Todas as janelas da casa são compostas por vitrais rosa, azul, verde e amarelo e foi dessa paleta de cores que Mable se apropriou para decorar quartos. Cada um deles com sua cor específica, seu estilo, com muito ouro e mobiliário pintado à mão.

O fato mais curioso (e mais divertido da casa) é que nunca faltaram bebidas nos festejos. Nem mesmo nos períodos da lei seca. John possuía um cofre enorme no sótão, anexo ao salão de jogos (todo com pinturas alusivas ao circo), com uma adega invejável e um bom estoque de destilados. Muito da disseminação do drink Marguerita nos EUA se deu por causa de Mable, que adorava a combinação. Dizem que era tão característico na Cad’Zan que pela cidade todos o chamavam de Mableritta. Vai saber né?

IMG_8576

IMG_8580

E uma casa veneziana que se preze tem que ter torre né? E a vista lá do alto é magnífica.

DCIM100GOPROGOPR2181.

IMG_8610

A cidade de Sarasota fica a 270 km de Orlando, no Golfo do México (leia-se clima agradável, areias branquinhas e mar azul intenso). Uma cidade culturalmente rica, foi residência de John e Mable  Ringling, que deixaram como legado um complexo artístico  magnifico, dividido em Museu de Arte, Museu do Circo, uma casa museu (CadZan) e um parque – que inclusive já foi cenário de filmes. Só que Sarasota é ainda mais: tem praias, artes, entretenimento. Uma cidade que tende a agradar públicos de todas as tribos e idades.

arquitetamelissa@gmail.com

Veja também:

Churrasqueiras integradas aos espaços sociais
Plantas permanentes, um luxo durável
A Cozinha de Estar (estar feliz, estar entre amigos, estar em família)

Deixe um comentário