Um recanto de paz e conforto
25/08/2017

_TAT0944_CERTA

 

Experiência une tranquilidade, religiosidade e vinhos em Vila Flores, na Serra Gaúcha

 

Camila Baggio

 

 

Um local onde a arte e história franciscanas encantam os olhos e trazem paz ao coração. Ambientes modernos e confortáveis unem-se à tranquilidade que só a natureza e um bom vinho podem proporcionar. Estamos falando da Pousada dos Capuchinhos, localizada no pequeno município de Vila Flores, na Serra Gaúcha. Antigo seminário que recebia jovens de toda a região para estudar em regime de internato, o local hoje se tornou destino de turistas que buscam aliar aconchego, fé e espiritualidade.
Segundo o administrador, frei Alceu Ferronato, o seminário funcionou de 1948 a 1982. Durante 50 anos o local serviu de internato e escola de formação para seminaristas que buscavam a vida religiosa capuchinha. “Organizado como internato, o seminário dedicava meio turno ao estudo e outro ao trabalho, em vista da própria sustentação do espaço. No final da década de 1970, o antigo seminário foi demolido para dar lugar à construção de um novo, inaugurado em 1982”, conta. Em 2006, por entender que o espaço já não era mais viável, seja do ponto de vista pedagógico como financeiro, pois o número dos seminaristas tinha se reduzido muito, o Conselho de Formação dos Capuchinhos gaúcho resolveu encerrar as atividades do seminário. “A partir disso a Província tinha duas opções: deixar o espaço fechado e se deteriorando ou tentar uma saída socialmente útil. Foi assim que, em 2006, o antigo Seminário cedeu lugar a uma pousada, inicialmente para acolher viajantes, representantes comerciais, depois, pessoas que procuravam um espaço aliando segurança e preço”, conta frei Alceu.

 

 

_TAT0891_CERTA
Com retornos positivos, em 2012 os investimentos foram ampliados, desta vez com um enfoque maior para o turismo local. “Com essa perspectiva, a reforma incluiu ainda a abertura do poço com águas termais”, conta o religioso.

 

Entre as opções de lazer estão curtir o silêncio em uma bonita capela, fazer uma trilha e curtir a natureza, passear pelos vinhedos e aproveitar a piscina com águas termais. São 69 quartos e uma suíte, com café da manhã servido em ambiente acolhedor. “Pretendemos abrir nosso restaurante em breve para as três refeições”, adianta o frei Alceu Ferronato.
Cada ambiente da pousada também convida o visitante a conhecer a história dos Freis Capuchinhos, através de detalhes na arquitetura, na arte sacra e nas relíquias repletas do legado de Paz e Bem.

 

A vinícola

 

_TAT0920_CERTA

Vinhos da vinícola podem ser degustados pelos turistas

 

Junto à pousada, os freis Capuchinhos também cultivam uvas e elaboram sucos e vinhos, com destaque para o Vin Santo, o vinho de missa. É a Vinícola Frei Fabiano, nome dado para homenagear frei Fabiano Cavalca, frade que elaborou os primeiros vinhos, em 1954, inicialmente como forma de obter um sustento para os 200 meninos que viviam no antigo Seminário Santo Antônio. “Hoje outros frades, junto a um enólogo, continuam produzindo os vinhos Frei Fabiano, além do suco de uva e dos espumantes”, conta frei Alceu Ferronato.

 

_TAT0929_CERTAO ‘Vin Santo’ é elaborado com a observância na orientação da igreja e do Direito Canônico – deve ser natural, fruto da videira e não corrompido, e ter aprovação do bispo diocesano local. Atualmente, são produzidos aproximadamente 50 mil litros ao ano de ‘Vin Santo’, sendo comercializado para diversas dioceses do Brasil. O vinho de missa é elaborado somente com uvas maturas da variedade Isabel, oriundas de vinhedos próprios – o Vinhedo dos Frades, que tem uma área cultivada de 33 hectares entre variedades finas e americanas. O resultado é um vinho rosado com um elevado grau alcoólico, em geral 16%, que adquirido da fermentação favorece a conservação do mesmo sem a necessidade do uso de conservantes.
Guardado sob o olhar atento e as mãos zelosas dos frades que creem que este vinho, quando levado à mesa do altar pelas mãos dos sacerdotes, será transformado no sangue de Cristo, o ‘Vin Santo’ é elaborado em pipas de madeira, permanecendo neste local por cerca de três anos a fim de que a bebida adquira um caráter maturo. Foi da inspiração do ‘Vin Santo’ que surgiu uma linha completa de vinhos finos nas variedades Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Chardonnay, além dos de mesa com uvas de Bordô, Isabel e Niágara, sendo estes últimos produzidos nas versões seco e suave. Espumante Brut, Moscatel e Frisante também integram a Vinícola Frei Fabiano, assim como o suco de uva. A produção anual é em torno de 350 mil litros de vinho e 40 mil litros de suco.

 

Pousada dos Capuchinhos
Endereço: Rua do Seminário, 290, cidade de Vila Flores (RS)
Atendimento: check-in das 14h às 23h.
Facebook: @Pousadacapuchinhos | Reservas: Pelo telefone (54) 3447.4700
ou pelo email pousada@alsb.org.br
Vinícola Frei Fabiano
www.vinosanto.com.br
Facebook: @vinhofreifabiano

Veja também:

Na trilha da imigração italiana
Salzburgo: simplesmente espetacular
Festa da Uva 2014: uma celebração com jeito, cor e sabor

Deixe um comentário