Ricos em textura e complexidade
10/04/2017

Vinhos brancos encorpados, com passagem ou não por carvalho, são excelentes opções para degustar e servir harmonizando com o alimento

IMG-20170223-WA0000

Andréia Debon e Mirian Spuldaro

 

Os vinhos brancos são bem versáteis, dependendo do seu estilo, claro. Um happy hour pede que a bebida seja leve, fresca, descontraída. Já em um jantar pode-se servir um branco mais encorpado, isto é, mais complexo, com presença de carvalho, ou não. Abaixo, apresentamos dicas de vinhos brancos com essas características: mais ricos e densos, com menor acidez e envelhecidos em barris de carvalho. Outra característica muito apreciada neste tipo de vinho é a sua maior capacidade de permanecer na garrafa por alguns anos sem perder qualidade. Degustamos 20 amostras de vinhos brancos encorpados. Todas as amostras foram classificadas, isto é, conseguiram 85 pontos ou mais. Os três vinhos mais pontuados obtiveram 92 pontos e vêm de Muitos Capões, Antônio Prado e Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul.

A degustação, às cegas, foi realizada na Boccati Vinhos (R. Antônio Ribeiro Mendes, 2043 – Santa Catarina), em Caxias do Sul, e reuniu dez convidados, entre jornalistas, sommeliers e enólogos. Os preços publicados abaixo são praticados no varejo das vinícolas. A maioria delas possui loja online, caso você deseje degustar e conhecer esses produtos.

 

 

2

 

 

4

Veja também:

Um festival de sabores
Na Rússia, vinho para alcoólatras
O paradoxo da obesidade

Deixe um comentário