Garzón
09/01/2017

bodega-garzon-2

 

 

Fabiane Veadrigo

Para os amantes da cultura Uruguaia, do enoturismo e da enogastronomia, o Complexo Agroland não pode deixar de ser visitado e disfrutado. Está localizado no povoado de Garzón, no Departamento de Maldonado, na Costa Sul Uruguaia, a 65 quilômetros de Punta del Este.
A nossa visita foi realizada num dia cinza e chuvoso, mas nem por isso deixamos de nos encantar com a beleza e grandiosidade deste local. As visitas guiadas e o almoço foram agendados previamente pelo site da empresa (www.agroland.com), e a sugestão do roteiro e ordem de visitação também foram feitas pela equipe.

O Complexo Agroland, como é chamado, é formado pela Fabrica Boutique de Azeite de Oliva Extra Virgem – Colinas Garzón, e a Bodega Garzón, onde são elaborados os vinhos e estão localizados os vinhedos e o restaurante. Os dois locais estão distantes entre si 11 quilômetros e o deslocamento foi com o carro particular.

 

599e55ce68a90af923f59a604b3ef2e2
O primeiro local a visitarmos foi a Colinas Garzòn, onde tivemos a oportunidade de conhecer a história do azeite de oliva e da Colina Garzón através de um filme no cinema local e, depois, de maneira interativa através de recursos audiovisuais. Conhecemos também o processo de extração do azeite de oliva e os fatores de qualidade deste (o azeite extra virgem Colinas Garzon tem 0,2% de acidez e já recebeu diversos prêmios. Além disso, está entre os cinco melhores azeites de oliva do mundo). Um dos detalhes que foram ressaltados no passeio é o cuidado com a oxidação dos azeites, que é evitado através da extração a frio e de um processo de extração rápido e moderno.

 

 

colinas-oliveiras

Complexo conta com cerca de 700 hectares de oliveiras

Em seguida, partimos para um passeio em meio aos 700 hectares de oliveiras, amendoeiras e moinhos de vento. Este passeio foi em van da empresa e guiado e em dias de sol é realizado em trator. Na volta deste encantador passeio, realizamos a degustação dos azeites e azeitonas produzidos, acompanhados de pães. No final do passeio pode-se adquirir os azeites e vinhos, além do mel de trevo branco com amêndoas tostadas, não deixem de provar! É possível escolher outros passeios como voo de balão, passeio de bicicleta, piquenique nas oliveiras, passeios de carruagem ou degustar um legítimo assado de tiras uruguaio em meio às oliveiras.

 

Modernos tanques de concreto utilizados na Bodega Garzón

Modernos tanques de concreto utilizados na Bodega Garzón

Bodega está localizada no alto da colina, o que nos promove uma vista encantadora, além de se poder avistar a imensidão de seus vinhedos. A construção da vinícola é moderna e foi recentemente inaugurada, é a primeira vinícola sustentável construída fora da América do Norte. Seu processo é por gravidade e seus equipamentos são de última geração. Todo o processo é muito rigoroso, começando pela seleção prévia das uvas nas mesas selecionadoras, e não são utilizadas leveduras selecionadas, favorecendo o desenvolvimento das leveduras indígenas. As características locais e únicas dos vinhos também são favorecidas pelos tanques de concreto. Durante a visitação degustamos três vinhos varietais da Bodega Garzón: Pinot Grigio, Albariño e Tannat. Vinhos únicos e com muita tipicidade.

 

20160907_151300Para finalizar nossa experiência na Garzón, almoçamos no restaurante da vinícola onde os pratos são preparados com produtos frescos de cada estação, e são acompanhados por vinhos da própria vinícola, juntamente com os azeites da Colina Garzón. Uma experiência única, vale a pena viver!!

Veja também:

Na trilha da imigração italiana
Os destinos ao redor do mundo que estarão em alta para 2016
Um recanto de paz e conforto

Deixe um comentário